27 janeiro, 2011

Aula que eu nunca esqueço... Biologia

Você sabe como contar os anos de uma árvore? Essa aula me encantou num tanto, que até hoje sei a resposta para tal questão... Basta contar os anéis formados no caule.




Com o passar dos anos, a árvore renova a sua casca, e assim, uma fica sobre a outra, formando vários anéis no caule, aí é só contar, cada um vai representar um ano de vida da plantinha... Isso foi o que eu aprendi.
Mas de uns tempos para cá, e divulgação de pesquisas na área, fiquei sabendo que a idade da árvore não é de ano em ano, ou seja, de 12 em 12 meses, mas sim de um período variável. Desta forma, em períodos de chuvas, por exemplo, elas podem crescer por até 11 meses, mas em épocas menos molhadas o crescimento acontece por 8 meses.

Cultura inútil??? Acho que não!
Por essas e outras quase escolhi biologia....